domingo, 2 de outubro de 2016

Como fazer um cronograma capilar?

Se você é ligada no universo da beleza, com certeza já ouviu falar em algum lugar sobre cronograma capilar. Mesmo com o nome comum, a dúvida surge sobre o que é isso num primeiro momento. Um cronograma capilar é uma espécie de agenda para o seu cabelo em que você anota quando hidratar, reconstruir e nutrir os seus fios. Com isso, eles vão receber a dose necessária do que precisam, sem exagerar ou falta nenhuma das partes.
A necessidade em fazer este programa vem, normalmente, quando o cabelo precisando mesmo de um cuidado extra, mas é claro que você pode fazê-lo mesmo com os fios em dia – afinal, é você que vai montar sua agendinha. Muitas vezes a gente pensa que os nossos fios precisam só de hidratação e focamos nisso, mas não, é preciso entender a necessidade do seu cabelo antes de comprar qualquer produto. Sabe o que é legal? Fazer um teste simples como o abaixo que vai ter ajudar bastante a montar seu cronograma:
teste


Existem vários cronogramas já prontos na internet, alguns perfeitos para “iniciantes”, mas já sabendo qual é a necessidade do seu cabelo, fica bem mais fácil de cuidar. Caso você não queira fazer um teste antes, pode seguir o cronograma aqui embaixo:
cronograma

É importante também você prestar bastante atenção nas máscaras que usa, se elas são para hidratação, reconstrução ou nutrição dos fios. Por exemplo, produtos para hidratar os fios, geralmente, contém substâncias como vitaminas, aloe vera, panthenol; enquanto os para nutrir podem vir com óleos essenciais e manteigas como de karité e cacau; já os de reconstrução contam com queratina, arginina, proteínas e colágeno.
Geralmente, a indicação do passo a passo do cronograma capilar é para 3 vezes por semana. Então, quem lava o cabelo todos os dias, vai precisar seguir a tabela em apenas três lavagens, usando somente shampoo e condicionar nas outras datas.
Eu comecei a fazer meu cronograma há mais ou menos um mês e já senti uma diferença gigante nos meus fios. Sinto que, principalmente as pontas, estão bem mais soltas e hidratadas, sabe? E para potencializar o tratamento, gosto muito de usar óleos, como o de coco, que ajuda muito a manter o cabelo com um brilho incrível. Recomendo! Você acaba gastando um pouco mais com cremes, mas o resultado vale super a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário